Options:

Casal Tártari em solo albanês


Lezha, 27 de janeiro de 2010. Albânia

“...Pelo poder do Espírito Santo, de maneira que, desde Jerusalém e circunvizinhanças até o Ilirico, tenho divulgado o evangelho de Cristo, esforçando-me, deste modo, por pregar o evangelho, não onde Cristo já fora anunciado...” Rm 15:19-20

Ilirico: hoje região da Albânia e redondezas.

Em novembro de 2005, ao receber uma carta de uma missionária relatando sua historia na Albânia, nosso coração foi impactado de tal forma que ali foi um marco na historia de nossas vidas. Era o inicio de uma chama que acendia em nosso coração e que imanava de amor pelo povo albanês. No entanto, se completam 4 anos e 2 meses de oração e muitos desafios até o primeiro contato com este povo maravilhoso. É claro que é normal sentirmos a saudade dos familiares e amigos do Brasil, mas nada supera a alegria de poder cumprir a vontade de Deus para nossas vidas.

O Senhor é tão maravilhoso que ao nos despedirmos dos amigos e familiares no aeroporto em Porto Alegre (Nossa terra Natal), fizemos um culto no saguão de embarque e ali duas mulheres foram impactadas e aceitaram Jesus. O Senhor nos mostrava um sinal de salvação.

Mas como servimos a um Deus ilimitado que nos surpreende a cada novo dia, não bastou apenas isto... quando estávamos no avião indo de São Paulo a Itália, tivemos que sentar ao lado de um senhor, e como não podíamos deixar de observar ele estava lendo um livro em ‘’árabe’’, então Rafael puxou assunto com ele e perguntou se era o alcorão, ele falou que não e começou a conversar, porem mal falava o português, pois era libanês.

Apesar de ser islâmico, chegou um momento que Rafael conseguiu falar de Jesus a ele, e ele disse: “ o que importa é seguir um profeta” mas para eles Jesus foi um dos profetas e para nós o Salvador, então Rafael sem perder a oportunidade pegou este “gancho” e explicou muitas verdades sobre Jesus a ele. No final de toda esta conversa, não sabíamos qual seria sua reação, sabe o que aconteceu?

Quando perguntamos o seu nome ele disse Kamel, então pedimos que escrevesse para nós o seu nome e ele escreveu “General Kamel Ab Docene”e junto com o nome seu telefone, e ainda falou: Eu sou general no Líbano, trabalho como chefe da policia federal no setor de revista de desembarque no aeroporto, e continuou, quando vocês chegarem lá um dia, mande me chamar.

Neste momento também demos o nosso email a ele e ali nascia mais uma grande esperança de salvação em nosso coração, porque o povo albanês tem muitos islâmicos.

O destino final TIRANA, capital da ALBANIA foram 11hs de vôo de São Paulo a Itália e 45 minutos da Itália a Albânia, então nestas 11 horas de vôo vimos muitas pessoas que iam para muitos lugares diferentes da Itália, dizendo que estavam com medo de chegar nestes países e serem barrados e perguntam para nós onde íamos e se estávamos com medo e falamos que não, pois DEUS estava nos enviando e era conosco. Valeu a pena confiar nesse Deus Maravilhoso!

Quando chegamos na Albânia, a policia olhou nosso passaporte e como não entendíamos a língua, apenas compreendemos que eles frisavam o nosso sobrenome “Tartari” e nos deixaram passar direto, sem olhar as malas e sem qualquer burocracia.

A missionária Norma nos recebeu com um imenso carinho e o Pr. Leone e sua esposa Naomi, missionários da equipe com que iremos trabalhar, também nos recebeu com uma deliciosa sopa, porque a temperatura estava -2Cº, e a noite já dormimos em nosso próprio apartamento que Norma e os outros irmãos tinham preparado, no outro dia já tivemos contato dia inteiro com o povo para providenciar alguns detalhes que estavam faltando então descobrimos o quanto éramos bem vindos na cidade de Lezha pelo povo. No primeiro mercado que fomos ganhamos as boas vindas do dono (islâmico)com barras de chocolate e o convite para Rafael ir a sua casa assistir uma partida de futebol, depois em outra loja ganhamos brindes e perguntaram se nós éramos descendentes de albaneses porque o melhor treinador de futebol que eles tem na Albânia tem o nosso sobrenome. E assim foi um dia muito feliz com este povo, claro com grande auxilio da Norma.

Não estranhamos o frio no inicio, mas no segundo dia, o coração continuava com a chama acesa, porem o corpo sentia o gelo do frio, e quando olhamos a montanha ao lado seu pico estava cheio de neve, nos agasalhamos bem e não tivemos nenhum problema com isto.

Pedidos de oração:

No inicio da próxima semana, começam nossas aulas para aprender a língua, o Rafael já tem professor e a da Solange está sendo providenciada, precisamos aprender em 4 meses porque em junho a Norma viaja e precisamos dominar o básico sozinhos. Também o nosso inglês está básico mas aos poucos conseguiremos falar até nos comunicarmos bem com a equipe.

Apesar do frio nossa saúde está bem, pedimos que o Senhor continue nos guardando.

Vistos: soubemos que para o pais nós seremos voluntários, então isto terá um custo bem menor do que imaginávamos, e ore para que toda nossa documentação seja aprovada rápida.

GRATIDÃO

No momento este é o sentimento que sobressai o nosso coração por tudo que o SENHOR fez e está fazendo. Ele é tão soberano que não temos palavras que explique a alegria e a gratidão de nossos corações, também irmãos cada um de vocês faz parte desta alegria, suas orações e contribuições nos ajudaram a chegar até aqui e nos ajudaram a permanecer.

Obrigado SENHOR, obrigado pelo apoio irmãos.

Rafael e Solange Tártari



Solange e Norma




Rafael e Norma