Artigo redigido por Eva Eberly, esposa de Willard Eberly da VMMissions - Virginia Mennonite Missions em parceria com os missionários da JMMI na Albânia.
Durante a anarquia que se seguiu na Albânia, depois da revolta civil em 1997, Norma Teles fugiu do país, juntamente com seus colegas da JOCUM e voltou para casa para o Brasil. Apesar dessa experiência traumática, Norma não conseguia esquecer a Albânia e as necessidades profundas do seu povo. Seu desejo inexplicável de voltar foi a evidência da chamada de Deus. Quando ela compartilhou isso com o seu pastor em Lagoa Encantada na Igreja Menonita em Recife, Brasil, ele a incentivou: "Por que não fazer conexões Menonita e retornar para a Albânia, como missionário enviado pelos menonitas brasileiros?"
Assim começou um processo de correspondência entre Willard Eberly (VMM) e Janet Plenert, (JMMI Junta Menonita de Missões Internacionais, a agência missionária então recém-formada do Brasil) para constituir um acordo de cooperação e parceria. Este acordo cobriu o envio de Norma Teles na JMMI para servir com a VMM na equipe missionária em Lezhe, começando em 1999.
Desde então, Norma fez contribuições significativas para a formação da congregação em Lezhe. Sua abordagem vibrante e amigável a aproxima de crianças, famílias e jovens. Deus está usando a paixão de Norma para os mais desfavorecidos e seu estilo de vida simples para manter contato com a população cigana em Lezhe. Ela exemplifica incansável, sacrificial doação a medida que ela fielmente compartilha Jesus com os albaneses.
Em 2009 um jovem casal de brasileiros, Rafael e Solange Tartari, que têm um forte senso de chamada para a Albânia, se inscreveram para a JMMI. VMM afirmou com entusiasmo a sua nomeação. A equipe dos missionários menonitas calorosamente deu boas-vindas a eles em Lezhe no início de 2010. Curiosamente, metade do time agora é brasileiro!
Missionários brasileiros são muito apreciados por sua clara perspectiva bíblica e visão missionária. Sua ampla exposição e experiência no evangelismo, discipulado, trabalho com a juventude e ministérios sociais coopera para que eles sejam bons missionários. Em seu próprio contexto de vida eles aprenderam a viver com simplicidade e sacrifício, portanto houve a pronta adaptação no contexto albanes. O trabalho duro demanda bastante e as situações difíceis não os assustam. Acima de tudo, eles são conhecidos pelo seu amor e compromisso com Jesus Cristo!
Willard Eberly reflete, "Esta parceria. . . tem sido uma bênção para os albaneses e missionários igualmente. O testemunho é fortalecido a medida que pessoas de diferentes nações, línguas e culturas trabalham juntas. Finanças e talentos são compartilhados. Às vezes, um esforço extra é necessário para assegurar uma comunicação exata e a compreensão das diferenças culturais. Mas o resultado é um testemunho do amor de Deus para todos os povos e raças, uma demonstração visível de que Cristo torna capaz a colaboração além das fronteiras culturais, um verdadeiro modelo de unidade, só é possível em Cristo. "
Eva Eberly
14 de junho de 2011
Bari - Italia
(traduzido por Dâmaris Stefanini Andrade)
1º encontro com Willard em 2006
Paulo Campos, Ken Horst e Willard Eberly
Norma com as crianças
Rafael e Solange
Paulo Campos e Willard e Eva Eberly
missionário Rafael, Paulo Campos e Ken Horst
Encontro de mulheres
missionária Solange no Centro Josué
conselho da igreja
Missionários Rafael e Norma no louvor
Norma e a albanesinha
cidade de Lezhe
centro da cidade
bairro cigano