“Oh como é bom e agradável viverem unidos os irmãos.” Salmos 133:1
Com muita empolgação, nossa igreja em Lezha esperava o dia da excursão para a cidade de Lushnia. Partindo as 7:20 da manhã e chegando lá as 9:50, claro com uma paradinha de 15 minutos para o tradicional cafezinho. O destino de nossa viagem era para o interior, um vilarejo chamado Kamishdai, lugar onde com muita alegria e hospitalidade nos receberam os irmãos do sul da Albânia, os quais lá estão aos cuidados do Missionário Allen.
Como por aqui é fim de primavera, podíamos observar ao longo da viagem os campos e montanhas verdes com muitas árvores de oliveiras, as videiras se preparando para dar seus frutos, pessoas colhendo pasto para armazenamento que manterão seus animais durante o próximo inverno...E por falar dessa esplêndida beleza, realizamos nossoculto ao Senhor ao ar livre, no quintal da casa de uma irmã daquele vilarejo, embaixo da sombra das árvores frutíferas e em meio aos patinhos e galinhas com seus pintinhos, não podia ser um cenário melhor para adorar ao Senhor e as obras de suas mãos, a criação.
Após o Louvor o missionário Rafael trouxe uma palavra evangelística e o culto foi encerrado com um tempo de oração onde cada um era livre fazer seus pedidos e também orar uns pelos pedidos dos outros. Mas não acabou por ai, enquanto alguns foram preparar o almoço, outros aproveitaram o tempo para se conhecerem melhor e compartilhar testemunhos. A missionária Normaformou sua rodinha de jovens e proporcionou-lhes o laser; Rafael e seu amigo Dritan se encarregaram de assar as salsichas, o Missionário Allen se preocupando se estavam todos bem acomodados e ajudando a dona da casa na organização do banquete, Solange e Roza (as grávidas) e outras comendo as frutas das árvores, sem contar que depois do almoço o vento começou a derrubar amoras nós disputávamos elas com as galinhas, quem pegava primeiro era dono. Também conosco estavam um casal de brasileiros, que tiveram a oportunidade de estar lá e conhecer um pouquinho dos irmãos albaneses e a cultura, e apesar da curta visita à Albânia, puderam sentir o carinho e a quentura de um povo hospitaleiro. A tardinha chegamos em Lezha, cansados, porém satisfeitos da experiência e comunhão que o Senhor nos proporcionou a viver com aqueles amados.
O andamento da IGREJA “GURI I THEMELIT” (PEDRA FUNDAMENTAL)
O último culto da família Zimmerman foi no dia 15 de Maio, cada irmão na igreja teve a oportunidade de expressar sua gratidão pelo tempo em que essa querida família missionária disponibilizou para cuidar e pastorear a igreja de Lezha. Assim como toda despedida, não foi fácil, houve choro e muita emoção, todos oraram por eles e também Pr. Leoni apresentou oficialmente para a igreja o conselho de liderança que foi formado. Apesar de sentir a falta, todos os irmãos continuam firmes com o Senhor e orando para que os irmãos que retornaram a America se estabilizem por lá. Os ministérios tem andado muito bem com o envolvimento dos albaneses podemos ver Deus agindo através da oração e esforço deles, o que é muito positivo para igreja ir tomando postura albanesa.
O PEQUENO PAULO
Ainda no ventre da mamãe, ele já conta com as orações da igreja brasileira, americana e albanesa. Somos gratos a cada irmão que tem contribuído quer seja em oração, ou financeira para o nascimento ou para o enxoval de Paulo. Mesmo longe nos sentimos muito acolhidos por vocês irmãos que fazem parte da Obra missionária na Albânia. Saiba que suas ORAÇÕES nos faz vencer desafios diariamente, nos dá força e refrigério que vem do Senhor através da INTERCESSÃO.
ORAÇÕES
ü A Albânia precisa de estabilidade política, pois ainda estão em discussão sobre os resultados das eleições e agora que a resposta está em favor dos democráticos, porém os socialistas não estão aceitando perder e por conseqüência estão ameaçando novos protestos na capital Tirana. Ore por paz e estabilidade.
ü No dia 19 de Junho será realizado um culto com as quatro igrejas evangélicas da cidade de Lezha, ao invés de cada uma ter seu próprio serviço de domingo. Ore para que essa unidade da igreja seja também um despertamento dos irmãos albaneses para o evangelismo.
ü Continue orando pela igreja “Guri i Themelit”, por crescimento e desenvolvimento dos ministérios, segundo a vontade de Deus.
ü Que o Senhor nos prepare com sabedoria e nos livre da ansiedade, para esse momento especial que está previsto para o fim de julho que é o nascimento de nosso primeiro filho.
No amor do Rei das nações,
MISSIONÁRIOS RAFAEL E SOLANGE TARTARI.
Confira outras fotos do encontro: