“e dali navegaram para Antioquia (Brasil), onde tinham sido recomendados à graça de Deus para a obra que haviam já cumprido. Ali chegados, reunida a igreja, relataram quantas coisas fizera Deus com eles e como abrira aos gentios (Albânia) a porta da fé. E permaneceram não pouco tempo com os discípulos”. (Atos 14.26-28).
Após um tempo de descanso no Brasil para descanso físico, renovo espiritual e emocional junto aos familiares e amigos; visitas às igrejas mantenedoras, Rafael, Solange e o pequeno Paulinho regressam amanhã (03-04) para Albânia, partindo de Porto Alegre às 10:38 hs e chegando em Tirana às 11:40 hs do dia 04.
Contar às igrejas o que Deus tem feito entre os albaneses foi muito importante para animar os irmãos, desafiá-los a continuar orando e apoiando financeiramente, e também para desafiar outros a obedecerem ao chamado missionário.
Muito obrigado Rafael e Solange por nos propiciarem esse tempo conosco. Temos na memória e coração os seus rostos, as suas vozes testemunhando e orando em albanês; o vídeo com as fotos e o louvor de uma língua tão diferente dos que lá na Albânia se entregaram a Jesus e estão vivendo vidas transformadas; aquelas crianças que agora amam Jesus e estão irradiando Sua luz entre os seus familiares. Nós os abraçamos e dizemos: Vão em nome de Jesus! a igreja albanesa os aguarda com alegria, nós aqui no Brasil seguramos as cordas! Neste novo período de trabalho, sejam agraciados pelo Senhor da seara, que estará sempre com vocês; transbordem de alegria e do Espírito Santo anunciando o evangelho, fortalecendo a fé das igrejas e que dia a dia aumentem em número.
Que o Senhor os acompanhe e lhes dê uma boa viagem com saúde e alegria.
Juntos na conquista dos albaneses para Cristo,
Com carinho, Valdeti.
Abaixo alguns depoimentos. Se quiser contatar com eles o e-mail é rafaohd@hotmail.com
No dia 04/03, o casal Tártari participou do culto aqui em Interlagos. O missionário contou seu testemunho a partir de sua conversão até a ida para a Albânia. Nesse culto, o casal Noé e Elisete vieram pela segunda vez em nossa igreja. Eles já estavam participando de uma célula. Ele ainda não é batizado e ela estava afastada há muitos anos. Na reunião da célula naquela semana após o culto, a irmã Elisete testemunhou na célula que a mensagem do missionário tocou profundamente em seu coração. Se ele deixou sua família e seu país para ir a Albânia, ela não podia ficar mais sem servir ao Senhor. Hoje, o casal está fazendo curso de discipulado. Noé já pediu o batismo e os dois pediram para entrar na lista dos 300 Servos da JMMI e já estão contribuindo. Desejamos a família Tártari uma boa viagem de retorno à Albânia. Que Deus continue usando suas vidas para alcançar muitas vidas para Cristo. (Vanderli S. Andrade - Igreja Menonita de Interlagos – SP)
=============
Desejamos neste retorno, o alento de Deus em suas vidas. Sabemos das dificuldades mas nunca se esqueçam de que vocês foram escolhidos e chamados por Jesus, para serem instrumentos de bênçãos em um lugar carente do amor de Deus. Tivemos e temos o privilégio de tê-los conhecido um dia. Vc e sua família estarão sempre em nossos corações e em nossas orações. Naum 1:7 Deus os abençoe grandemente, abundantemente em todas as áreas. Até a próxima. Um abraço, Inoti no Miti – Luciana - Igreja Caminho da Vida em S. Paulo)
==============
Bom dia,
Foi um prazer muito grande receber a família Tártari. Tivemos ótimos momentos juntos. Fomos muito edificados pela vida e exemplo deles. Que Deus continue abençoando este tão importante projeto. Em Cristo, João Rainer (Igreja Evangélica Menonita de Curitiba - AIMB)
==============
Há alguns dias atrás eu e minha esposa Ednéia tivemos a grata satisfação de conhecermos a família Tartari que são missionários no País da Albânia na Europa e ficamos maravilhados com o precioso casal e seu lindo filho. Para nós foi um grande privilégio e muita honra em conhecer estes amados guerreiros do Exército do Senhor Jesus., e este sentimento também compartilha minha esposa que se sentiu muito honrada em conhecer esta preciosa família que para nós é um grande exemplo e estímulo. Devemos sempre orar por esta família querida, e queremos mandar um grande abraço a esta preciosa família. E tivemos esta honra de conhecê-los na casa dos amados Pastores Paulo Campos e Valdeti que para nós também são um grande exemplo de amor pelas vidas e pela obra missionária. Agradecemos a Deus por conhecermos estas duas preciosas famílias.
Pr. João Augusto e Pra. Ednéia Brigagão (Igreja Cristã Missionária de Jardinópolis-SP)
==============
Em respeito à visita dos missionários Rafael e Solange, gostaríamos de dizer que foi uma benção, pois podemos presenciar através de suas palavras aquilo que Deus tem feito nas suas vidas, tais como, a chegada no campo, o aprendizado da língua albanesa, o nascimento de seu filho Paulinho, o primeiro cidadão brasileiro Albanês, e também o livramento de Deus no acidente de carro, que deu perda total do mesmo. Ficamos felizes de ver que Deus está abençoando muito a família Tártari e está usando muito eles na obra, na Albânia. Deus lhes abençoe, Missionário Darci Ecker (Missão Cristãos em Ação – Igreja em Taquara e Parobé – RS)
=============
A passagem dos irmãos missionários aqui em Brasília foi muito especial, principalmente porque agora, conhecendo-os pessoalmente fica muito mais fácil nos identificarmos com eles, quer seja ao contribuir ou ao orar por eles. Foi muito emocionante ouvir seus testemunhos e conhecer um pouco de suas vidas, suas histórias e histórias do ministério. Foi interessante perceber o amor e o zelo deles pelos Albaneses e também, perceber o favor e a graça de Deus para com eles. Glória a Deus. São uma família linda, meiga e marcaram os nossos corações em sua passagem aqui em Brasília! Oro para que Deus os abençoe tremendamente, com proteção força e todas as bênçãos em Cristo.
Pra. Rosalina Vasco de Santana – Ig. Menonita de Samambaia - DF
Veja algumas fotos
VISITA DA FAMILIA TÁRTARI EM VILA GUARANI
VISITA DA FAMILIA TÁRTARI EM BRASÍLIA
Quando minha amiga Valdeti Campos, há mais de 05 meses, perguntou se poderíamos agendar uma visita da família Tartari em Brasília, imediatamente me coloquei a disposição para ajudar no que fosse preciso, não poderia perder uma excelente oportunidade de conhecê-los e compartilhar daquilo que Deus tem feito na Albânia através dessa abençoada família. Então em 17/03/12 estava de plantão no aeroporto de Brasília ansiosa para conhecer a referida família.
A Valdeti Campos pediu para fazer uma “plaquinha” para facilitar a recepção no aeroporto, mas achei desnecessário, pois era impossível não reconhecê-los, afinal já faziam parte da nossa família desde que foram enviados para o campo missionário. Não foi difícil a identificação, pois quando os vi, tive a sensação de que já os conhecia há muito tempo.
Fiquei surpresa ao saber que não conheciam a capital da república, então, antes de voltar para o Gama, fizemos um pequeno passeio pelos pontos turísticos da cidade. Enquanto eu dirigia meu esposo Paulo Henrique fazia questão de contar sobre a história de Brasília com requinte de detalhes, eram verdadeiras aulas de história (risos). Ele adora mostrar a cidade para os visitantes, foi ótimo vê-lo tão empolgado. Desde que teve o AVC e o lado esquerdo do corpo paralisado tem se isolado das coisas.
Por ocasião dessa ilustre visita, a Regional VI, formada pelas igrejas Menonitas do Gama, Samambaia e Ceilândia, decidiu fazer um encontro regional de missões, para que dessa forma todas as igrejas pudessem desfrutar desse precioso tempo com os missionários.
As igrejas participaram com muito entusiasmo e dedicação. O louvor foi ministrado pelas igrejas do Gama e Samambaia. Durante o culto fizemos um momento profético, onde a família foi envolvida pela bandeira do Brasil, cujo objetivo era afirmar que o Brasil estava na brecha em oração, jejum e ofertas. Houve o momento do lava pés, seguido pela oferta alçada, onde a pastora Marlene teve a direção de usar a bandeira da Albânia como “gazofilácio” para que toda a igreja pudesse depositar as ofertas. A última homenagem foi a “entrega dos presentes”, onde as crianças entraram com os cestos repletos de presentes para a família. Lançamos tanto o desafio dos presentes quanto das ofertas e a igreja respondeu positivamente. O evento foi encerado com um delicioso lanche. O testemunho da família Tartari foi muito importante para o crescimento do amor pela obra missionária.
Não tenho palavras para agradecer a Deus pelo privilégio de hospedar essa abençoada família, pois conforme mencionei acima, meu esposo teve um AVC dia 01/01/12 e teve o lado esquerdo do corpo paralisado. Desde então não tem saído muito de casa. Foi muito bom ver o Rafael e a Sol compartilhando da palavra de Deus com ele durante esses dias e principalmente vê-lo na igreja depois de tanto tempo (ele participou da conferência).
Sol, Rafael e Paulinho foi muito bom esse tempo com vocês! Quando os deixei no aeroporto senti como se um pedaço de mim estivesse sido arrancado. Já estou com saudades. Obrigada por reacender a chama missionária nos nossos corações. Sei que grandes coisas Deus têm reservado para vocês junto ao povo albanês. Leiam Colossenses 3:15-17.
Em Cristo,
Elizângela Fernandes