NOTICIA URGENTE
Morre Pastor de 34 anos na Albânia vítima de vingança de sangue
Nessa última sexta-feira, a tarde, quando o Pastor Dritan estava andando na rua com seu colega também Pastor, no centro da cidade de Shkodra onde morava e trabalhava servindo a Deus como Pastor local, cidade esta localizada próxima a nossa cidade de Lezhë, porém mais ao norte ainda da Albânia. Ele foi morto com 5 tiros a queima-roupa por um rapaz de 21 anos, que após ter executado o crime jogou a arma no chão próximo ao corpo e ainda ficou esperando para ter certeza da morte, foi enquanto ele esperava que os policiais chegaram e prenderam-no imediatamente.
Dritan tinha 34 anos, deixou uma esposa com dois filhos ainda pequenos, um menino de nove e uma menina de sete anos.
A vingança de sangue ainda hoje é uma triste realidade na cultura e no povo albanês, infelizmente seguidamente ouvimos falar das inúmeras vítimas que se vão por esta causa. Este tipo de vingança funciona resumidamente assim:
Por exemplo: - Se alguém da sua família mata alguém sem querer, então a família daquela pessoa irá todos os homens e escolher qual deles que ira executar a vingança para a outra família e quem será o homem da outra família que será a vitima, como neste caso o foi um rapaz de 21 escolhido para executar o crime, e a vitima escolhida foi o Pastor Drirtan, porém quem havia matado alguém da família deles mesmo sem querer foi o tio de Dritan.
- A outra situação que ocorre também vingança de sangue é ainda pior, que é suponhamos que você mata alguém por querer, então a vingança da outra família é exterminar todos os homens da sua, ou seja literalmente extinguir a raça, do menor ao mais velho, porém quando tem crianças pequenas eles (somente meninos) eles esperam crescer um pouquinho até a juventude para depois matá-los.
O protesto
Em meio a esta situação muito triste e difícil, reunimo-nos todos os cristãos ou representantes de cada igreja evangélica, quanto podíamos de todos os cantos da Albânia para estarmos presentes apoiando a família na cerimônia e no enterro. Com irmãos de norte a sul da Albânia, unidos em luto atravessamos o centro da cidade com uma passeata desde a casa da vitima(porque aqui os velórios são realizados na casa) até o cemitério, com o carro funeral na frente e cerca de 500 pessoas atrás caminhando, ocupando todo um lado da rua e vestindo roupa escura segundo a tradição. Também a notícia espalhou-se pelo pais através de jornais e televisão.
Oração
Não sendo em vão que compartilhamos esta noticia tão triste, mas para pedir-lhes ajuda em oração, vocês como igreja de Cristo no Brasil podem estar orando pela esposa e filhos que ficaram, pelos membros da igreja que ele era pastor, para que o Senhor conforte seus corações e lhes dê forças a prosseguir, assim como os familiares em geral possam se converter através do testemunho de vida que ele teve com Cristo. E também pelos familiares daquele que executou o crime e pelo rapaz de 21 anos que já esta na prisão.
Ore também para que Deus com seu imenso poder quebre isso dentro da Albânia e transforme os corações do povo que ainda tem esta mentalidade de vingança, que o Senhor derrame sua infinita misericórdia sobre esta nação.
Contamos como o apoio da igreja brasileira para orar por esta causa conosco!
Missionarios Rafael e Solange
Lezhë, Albania