“Porque, com alegria, saireis, e em paz, sereis guiados; os montes e os outeiros exclamarão de prazer perante a vossa face, e todas as árvores do campo baterão palmas.” Isaias 55:12
A expectativa de um novo nascimento sempre nos deixa entusiasmados com o momento especial de receber o recém nascido, pegá-lo, presenteá-lo, observá-lo, etc... Nós sabemos que Jesus foi o presente vivo de Deus para nós.
Tínhamos grandes expectativas para a comemoração do Natal em Lezha, o evento foi realizado na sexta antecedente, em um local próximo a igreja, com apresentações natalinas, o coral cantado pelo grupo de meninas da Missionária Norma juntamente com uma palavra para os crentes da igreja em Lezha, e no final podíamos desfrutar de comunhão com os irmãos e os convidados enquanto comíamos.
No sábado dia 24, recebemos um convite para ir até a cidade de Puka, localizada em cima das montanhas do Norte, ela que tem em média 15.000 habitantes e menos de 10 cristãos evangélicos, a predominância de fé é muçulmana e poucos católicos. Besnik e Mentori foram conosco, o dia estava lindo, ensolarado, saímos de Lezha com 7 graus Celsius, e quando estávamos chegando no alto das montanhas já com menos 3 graus, rodeados pela floresta de pinheiros e muita neve, uma exuberância natural como nunca havíamos visto antes.
Durante o caminho oramos e o Rafael comentou conosco que seriam aproximadamente de 4 a 10 pessoas mais nós 4 um total de até 14 pessoas, mas o Senhor havia planejado algo maior para aquele dia. Eram 16:10 quando chegamos em Puka e a noite chegou juntamente conosco. Ao entramos naquele local que aquelas 4 irmãs haviam nos convidado tivemos uma surpresa de encontrar lá não somente elas como também 50 pessoas que elas haviam convidado, entre elas 10 mulheres, 15 crianças e o restante de jovens, eles eram islâmicos e ainda não tinham ouvido as boas novas de Jesus, algo novo marcou suas vidas naquele dia ao ouvir falar do Salvador Jesus Cristo, estava lotado, os jovens não tinham onde sentar, todos atentamente ouviram o Louvor, Palavra e o filme evangelístico que Rafael tinha preparado e no final com o apelo todos aceitaram a Cristo como Salvador e entenderam o verdadeiro sentido do Natal.
As irmãs haviam preparado um prato com frutas e alguns aperitivos para servir aos convidados após o culto e bem nessa hora nos faltou energia elétrica, mas acendemos as velas e continuamos o tempo de comunhão e quando então as pessoas foram embora, ao sair na rua percebemos que havia energia nos prédios na nossa volta e glorificamos ao Senhor que mesmo assim aquelas pessoas não haviam se importado em ter ficado até o fim apenas com luzes de velas. Aquele dia não saiu mais do nosso coração, porque estávamos orando por aquela cidade já havia algum tempo e Deus tem falado muito conosco para alargarmos as nossas tendas e alcançar aqueles que ainda não ouviram, que é o caso de muitas cidades do norte albanês.
Após as comemorações nos concentramos em arrumar as malas para retornar ao Brasil, pois estamos completando 2 anos de Albânia para glória de Deus, para encontrar nossos familiares, amigos e os parceiros que são suporte nessa caminhada de bênção servindo ao Senhor através de Missões. A viagem foi tudo bem, chegamos ao sul do Brasil na tarde do dia 6 de janeiro, e muito bem recebidos pelos familiares e irmãos em Cristo.Orações:
1 Louvado seja Deus pelo ano que se passou e pedimos que este que está se renovando possamos servir cada vez mais e executar novos projetos com ousadia, intrepidez e direção do Senhor;
2 Ore por Puka, que o Senhor nos direcione e ajude a alargar as tendas;
3 Que Deus nos dê cada vez mais estratégias para o evangelismo.
4 Que o Senhor guarde nossa saúde, especialmente do Paulo porque saímos do inverno da Europa para pegar o verão do Brasil.
Desejamos a cada irmão – parceiro um novo ano repleto das bênçãos do nosso Senhor, cheio de paz e sabedoria que vem do alto para executarmos os projetos de Deus para nós todos.
No amor do Rei das Nações,
Rafael, Solange e Paulo Tártari
rafaohd@hotmail.com