Options:

Relatório Setembro 2012


“Para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em Louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo.” I Pe 1:7

Com muito entusiasmo, aguardávamos o grande dia de nosso acampamento de verão. Rafael correu a semana inteira para a organização do mesmo e para uma parte da Palestra. Enquanto isso Dini Shahini e Allen Umble se preparam para a outra Parte. Besnik foi o braço direito de Rafael para corrigir o seu estudo, além de ajudar com a organização das atividades e acomodações do pessoal. Ele também organizou com os jovens um teatro para noite de talentos. Solange preparou uma coreografia com as jovens e atividade para as mulheres, e com muita oração tudo saiu melhor do que o previsto para glória de nosso bom Deus! Foi muito válido todo o cansaço!
O tema abordado foi: Como ter uma família abençoada?
Dentro do assunto abrangeu: - O testemunho de uma família cristã, por Dini Shahini. – Como defender sua família das influências do mundo, por Allen Umble. – Conselhos bíblicos para pais, filhos, maridos e esposas, por Rafael Tartari.
Tivemos a presença de muitos dos convidados que antes não cristãos, mas que puderam ouvir a palavra de Deus e ter comunhão com os da família da fé.

“Visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: o justo viverá por fé.” Rm 1:17
      De fé em fé, assim se passou um ano com uma vida de desafios e conseqüentemente no Senhor muitas vitórias, ao olharmos para trás percebemos cada milagre e a grandeza desse Deus vivo e maravilhoso na vida de Katarina e sua família, Deus que salva e supre necessidades, que cura e é fiel. Deus que abre porta onde a chave da fechadura estava perdida. Não temos palavras para agradecer por tudo o que o Senhor está fazendo na vida dessa mulher de fé. Ela com seus dois filhos mais jovens estão firmes buscando ao Senhor e têm sido uma bênção para nossa igreja, têm crescido espiritualmente e seu testemunho de vida com Cristo tem servido de encorajamento a outros membros da igreja porque juntos vivenciaram através da oração cada desafio dela e de sua família, e agora através da referencia que tem por ter nos ajudado a cuidar do Paulo e de nossa casa, o Senhor tem aberto também portas de emprego para ela.

        Outra história linda o Senhor começou a escrever em nossa igreja é com a família de Rozita. Essa jovem que mora em um vilarejo próximo à Lezha, faz quase um ano que está congregando conosco  e neste ano letivo ela está trabalhando no “Centro Josué” (escolinha da Missionária Norma). Isso tem sido uma bênção pra vida dela, e agora já fazem dois meses que sua irmã começou a freqüentar nossa igreja também juntamente com suas três filhas e está gostando muito porque tem visto a diferença que Deus está fazendo em sua família, já fez amizade com as irmãs da igreja. Seu nome é Fitoria (Vitória), seu esposo mora na Grécia para trabalhar e sustentar sua família e foi um obstáculo vencido conseguir convencê-lo a tirar férias e participar do acampamento, mas foi honra tê-los conosco como família, ele teve boa comunhão com os homens da igreja e eles como família eram os primeiros a cumprirem os horários, sentavam-se bem à frente para ouvir a palavra, isso é realmente o mover de Deus na Albânia, Aleluia!


Cremos que o agir de Deus marcou muitas vidas neste acampamento familiar e isso só foi possível através da sua colaboração e oração, portanto mais uma vez obrigado nosso parceiros nessa obra missionária, vocês fazem parte desta honra dedicada exclusivamente ao nosso Rei Jesus!

Orações
-Lembrando a cidade de Puka e sua região, continue orando pelo ministério lá e pelas vidas que estão sendo trabalhadas;
-Dê louvor ao nosso bom Pai pela vida de cada participante do acampamento, tivemos 39 pessoas, que tudo o que foi semeado possa frutificar;
-Dê toda honra e glória a Deus pela vida de Katarina e sua família, também pela família de Fitoria;
-Agradeça a Deus pela igreja de Lezha que tem crescido, e que o Senhor continue estruturando cada vez mais para ser canal de bênção para esta cidade e povo;
-Agradeça por nós missionários, pela saúde, força e coragem que vem do Pai Celeste todos os dias, que nos faz vencer grandes obstáculos através da fé;
-Agradeça pela vida do pequeno Paulo que está descansando melhor agora durante a tarde e, apesar de não parar de nascer dentes, está na fase, e o clima oscilante do outono, ele está com ótima saúde. 

No amor do Rei das Nações, Rafael, Solange e Paulo.





















Lezha, Albânia

Relatório Agosto 2012 - Rafael e Solange


Quem se importa...
... Com uma nova geração que tem corrompido os bons costumes e a base da sociedade que é a família?
...Com o desconhecido perdido entre as nações afora?
...Com o mundo espiritual que é real, mas que poucos o enxergam?
...Com o amor incondicional de Deus, uma vez que atraídos pelas paixões e ilusões do mundo?
...Com VIDAS que se perdem diariamente SEM Jesus?
DEUS eu acredito...
... Que há uma geração de adoradores que conserva os bons costumes através da TUA Palavra, viva e eficaz!
...Que existe alguém que se importa com o perdido e por isso faz missões!
...Que há quem possa enxergar o mundo espiritual e interceder pelas necessidades dos outros!
...Que AINDA há corações, que através do teu Santo Espírito transbordam de amor por Ti, porque quem ama a Deus, também ama VIDAS, e quem ama vidas não deixa de fazer MISSÕES de alguma maneira!

Como todos já sabem, temos dedicado uma parte do nosso tempo e ministério à cidade de Puka, nos deslocando para lá todos os sábados e evidentemente realizando os cultos, criando novos contatos, se inteirando à sua cultura e realidade de vida. No norte albanês, passando a cidade de Shkodër, exceto Puka, onde temos dado continuidade ao trabalho, não há igrejas evangélicas, ressaltando sobre tudo que há vidas entre essas montanhas, inclusive, muitos lugares abertos ao evangelho, porém:
“Como este povo invocarão aquele em quem não creram? Como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão se não há quem pregue? E como pregarão se não forem enviados? ’’ Rm 10:14-15
A igreja em Puka tem dado bons frutos, mesmo não tendo a possibilidade de dedicarmos mais tempo a eles, como contamos no relatório anterior os testemunhos de “Ella” e “Elvisse”, eles continuam firmes com o Senhor, além disso, a mãe de Ella também não tem faltado nenhum serviço e seu pai continua chamando Rafael para o café e cremos que o Senhor tem trabalhado em sua vida aos poucos, pois tem demonstrado interesse na palavra de Deus e tem ouvido o plano de Salvação através de Rafael.
Foi uma grande honra receber em nosso lar a visita de Violeta, sua filha Elissiana e o jovem Elvisse , ambos Pukianos. Eles nos relataram um pouquinho da transformação que Jesus fez e está fazendo em suas vidas e também nos fizeram uma pergunta chocante: - Quem se importa com o norte da Albânia, quem se importa conosco? Talvez muitos desconhecidos entre os povos, entre as nações façam essa mesma pergunta, a dura realidade é essa, que infelizmente existe muitas pessoas distantes da oportunidade de conhecerem a Deus.
Há anos atrás esteve um missionário em Puka, mas em 1997 quando aconteceu a guerra civil na Albânia, ele retornou a sua origem e depois não teve mais oportunidade de retornar. Depois esteve um pastor albanês por um tempo, mas também por motivos pessoais teve que ir embora e mais uma vez ficou o povo sem um líder espiritual. Mas para a glória de Deus tinha uma pessoa que conservou sua fé até os dias de hoje, foi a irmã Violeta na cidade e um casal no interior de Puka (Fusharas), lendo a Bíblia, orando e evangelizando. Não podemos negar que lá é um trabalho árduo, uma vez que na região neva muito e muitas vezes ficando isolada no inverno, onde todas as cidades são bem pequenas e tudo muito precário, ainda toda a aparência de como o comunismo os deixou, não tem grades shoppings para fazer suas compras a não ser que viaje 3 horas ou mais de carro até a capital, porém, sobretudo não se pode esquecer o plano de Deus pora eles, além de ser uma terra muito fértil para a propagação do Evangelho.

Em Lezha, a igreja tem andado bem para a glória de Deus, tem vindo pessoas novas, além disso, podemos notar um crescimento espiritual continuo na vida dos membros, cremos que é o tempo da igreja frutificar depois de ter passado tantos desafios. O conselho tem nos ajudado muito. Dila tem tomado conta de manter limpa a igreja e é muito receptiva com os novos convertidos. Besnik tem servido muito conosco, inclusive nos acompanhando à Puka, Dini que é o novo membro do conselho também já está engajando nos serviços e tem sido grande bênção. Na preparação do acampamento todos estavam dispostos e nos ajudaram muito, Aleluia!
É chegado o fim do verão por aqui e o inicio do ano escolar, depois das atividades, cuidando das duas igrejas, um pouco cansativo, mas ao mesmo tempo muito produtivo e gratificante, e se isso alegra o nosso coração, imaginem do nosso Pai Celeste, O Senhor é maravilhoso!

Orações
- Continue orando por Puka e pelo norte da Albânia, também pelos novos convertidos de lá;
- Continue orando pela igreja de Lezha, para que os visitantes e também novos convertidos que começaram a vir possam se firmar no caminho do Senhor;
-Orem por nós, para que o Senhor use nossas vidas a cada dia com mais unção, ousadia e intrepidez, dando-nos sabedoria, força e saúde;
- Orem por Paulo, pois está em uma fase em que não aceita ficar com outra pessoa a não ser a mãe, e como ele tem muita energia das 6:00 da manhã até as 9:00 da noite, apenas com o descanso de 1 hora no dia, tem sido um pouco dificil com tantos afazeres.








Somos gratos ao Senhor pela sua intercessão em nosso favor e também contribuição.
No amor do Rei das Nações,
Rafael, Solange, Paulo.
Lezha, Puka – Albânia

Acampamento em Albânia - Evangelismo


Relatório julho 2012
“Tão somente, pois, temei ao Senhor e servi-o fielmente de todo o vosso coração; pois vede quão grandiosas coisas vos fez.” I Samuel 12:24

Nada melhor do que compartilhar as bênçãos do Senhor, pois é um momento que juntos  nos alegramos com suas obras maravilhosas, aleluia, obrigado Senhor por tua fidelidade!
Nosso filhinho Paulo completou seu primeiro ano de vida em solo Albanês, sua vida foi um milagre de Deus e um grande presente para nós. Estávamos em meio a uma semana de acampamento, mas não podia passar em branco essa data, então fizemos realmente algo muito simples, mas ele passou um dia realmente muito feliz. Somos gratos ao Pai Celeste, pela oportunidade, responsabilidade e experiência que tem nos dado para criá-lo.

Louvado seja o nome do Senhor, pois Ele é fiel e sua palavra não volta vazia! No acampamento realizado do dia 23-28 de julho, estiveram presentes 23 rapazes e 8 moças de Puka de 14-18 anos de idade, além de outro grupo da cidade de Rreshen. Exceto 5 das meninas de Puka, o restante não tinham ainda ouvido falar de Jesus, a maioria de origem islâmica. Os dois primeiros dias foram os mais difíceis, pois eles não davam aberturam para um diálogo , foi difícil adaptar-se as regras, mas para a glória de Jesus, a venda de seus olhos caíram, e então podemos perceber que o Senhor nesse tempo estava agindo e trabalhando em seus corações e eles entenderam o maravilhoso plano da salvação, e com a graça de Deus eles foram se abrindo para conversações individuais com Rafael, onde a palavra de Deus foi plantada. No final formou-se um vínculo de amizade, foi maravilhoso ver o Senhor agindo em suas vidas.
Dois lindos testemunhos que tivemos: - “Ella”, um moça que foi convidada por sua prima que congregar conosco em Puka,  teve uma forte experiência com Deus em uma das noites de culto ao Senhor. Ela teve um verdadeiro encontro com Jesus e foi transformada. Quando ela saiu do acampamento e contou aos seus pais o que tinha acontecido, que agora se tornou cristã e deseja fazer parte do corpo de Cristo, seu pai achou que fosse uma atitude muito radical, uma vez que é um homem muito influente em seu vilarejo Ele é o líder da comunidade e sua esposa a secretária da educação da cidade, então convidou Rafael para tomar um café e sondar um pouco ou achar uma explicação pelo que o Senhor tinha feito na vida de “Ella”, claro que a oportunidade não foi desperdiçada e ele também ouviu sobre Jesus! –Elisse, um rapaz de Puka que também teve sua vida tão impactada após ter um verdadeiro encontro com o Senhor que foi despertado a servir, e na próxima semana estava ele lá fazendo parte do Staff do acampamento de crianças, e foi uma grande bênção e uma grande ajuda para o  Staff , Aleluia!
“Dá sustento aos que o temem; lembrar-se-á sempre da sua aliança. Manifesta ao seu povo o poder das suas obras, dando-lhe a herança das nações.” Salmos 111:5-6

Obrigado irmão parceiro, pois sua oração é o nosso chão aqui e sua oferta é a continuidade do trabalho, pois o Senhor responde com bondade e fidelidade a cada detalhe, Ele é digno de toda honra!

Agradecimentos:
- Agradeça ao Senhor por suas maravilhas no acampamento, e por esses jovens que agora possam continuar na caminhada com o Senhor;
-Por Paulo, que completou seu primeiro ano de vida em solo albanês;
-Por Rafael e Solange que completaram seus 27 anos também em solo albanês;
-Agradeça por que Solange recuperou sua saúde e Paulo conseguiu parar de mamar sem muitos problemas, também já dorme sozinho em seu quarto;

Orações:
-Pelo acampamento da igreja de Lezha, que acontecerá nos dias 7-9 de setembro, para que os familiares dos membros possam participar, também pelo agir de Deus em suas vidas.
-Ore porque estamos no meio do ramadã, para que o Senhor abra os olhos espirituais do povo islâmico e que entendam que estão servindo um deus de jugo e engano, sem poder nenhum de salvá-los, ore para que Deus derrame sua misericórdia e graça para que muitos deles tenham oportunidade da salvação por meio de Jesus, também ore pelos países perseguidos, onde o evangelho tem muitos limites, para que o Senhor use a vida de missionários que lá estão.

No amor do Rei das Nações,
Rafael, Solange e Paulo.
Lezha, Albânia








Relatório Junho 2012 – Rafael e Solange

“Eu sou a videira verdadeira, vós os ramos, quem permanece em mim, e eu, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” Jo 15:5

Servimos a um Deus majestoso, digno de toda honra e glória, tudo que Ele faz é para o bem  dos seus filhos que tanto ama.
É difícil expressar em palavras a alegria que sentimos  naquele domingo pela manhã, com um sol brilhante de inicio de verão, em meio as montanhas, a beira de um rio com água cristalina que corria sobre as pedras, com animais soltos em busca de alimento... Foi assim que se se realizou o batismo de Anton, Eviana, Flora e Katarina, o culto foi celebrado ao ar livre, estavam todos entusiasmados com este dia especial, também tivemos oito mulheres de Puka que vieram prestigiar e ter comunhão conosco, assim como três visitantes da America, uma grande honra tê-los presentes.
“De modo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.” I Co 3:7
Assim é a seara do Senhor, cada um tem a sua função, e o Senhor usa suas ferramentas de maneiras diferentes para uma boa colheita, por isso agradecemos a Deus mais uma vez pela sua vida irmão que também faz parte dessa história conosco através da sua oração e contribuição, aleluia! Obrigado Jesus! Foi tão impactante para nossa igreja que cada vez que eles comentam seus olhos brilham como se estivessem revivendo aquele momento novamente.
Ao olharmos para trás podemos perceber o quanto Deus tem operado e dado crescimento espiritual na vida desses queridos membros, isso também é resposta de oração, bendito seja o nome do Senhor que coisas maiores ainda há de fazer!

Duas vezes ao ano temos a tradição aqui em Lezha de realizar o encontro com todas as igrejas evangélicas da cidade, uma vez que somos apenas quatro igrejas pequenas, mas um suporte em oração para nossa cidade, porque onde há Jesus, ali há luz, esperança e salvação, também foi um tempo precioso estarem todos reunidos.
“Eu me arrependo por não ter conhecido esse Jesus verdadeiro antes...” foram as palavras de Katarina, em meio a sua simplicidade, quando testemunhou a transformação que Jesus tem feito em sua vida no culto de mulheres deste mês, que na verdade foi uma bênção para todas nós. A irmã vale compartilhou a palavra falando que nós cristãs precisamos reforçar nossa fé diariamente, então discutimos juntas como fazer isso com nossos próprios testemunhos, cada uma de nós tínhamos um testemunho para encorajar uma a outra. Flora afirmou que desde que tomou a decisão de se batizar também sentiu sua vida diferente, no último culto de oração ela agradeceu a Deus pela paz e o bem estar de sua alma...

Orações
- Pela organização do acampamento familiar com a igreja de Lezha, para que consigamos o local ideal para a data em que todos possam participar, inclusive os esposos das mulheres que temos na igreja que não costumam freqüentar os cultos, mas que eles possam ter a oportunidade de fazer parte desse acampamento.
- Pelo acampamento com os jovens de Puka que acontecerá do 23-28 de julho, também virá muitos não cristãos, que eles possam ter a oportunidade de abrir seus corações para Jesus.
- Pela saúde de Solange que tem tido pressão baixa por causas dos dias muito quentes, também está tomando antibióticos por causa de uma infecção e com isso o médico recomendou que desamamentasse o Paulo e isso não tem sido fácil para ele, portanto ore para que ele supere rápido essa fase e para que Solange também fique bem.


























No amor do Rei das Nações,
Rafael, Solange e Paulo